quarta-feira, 1 de abril de 2009

SENTADO NA JANELA




ATOS 20:7 a 12
O Apóstolo Paulo (Shaul),após grande perseguição por parte dos judeus estando na Grécia,resolve voltar para a Macedônia evitando assim o motim que estavam causando a seu respeito.Alguns de seus discípulos como Sópatro,de Bereia,filho de Pirro,Aristarco e Secundo,de Tessalônica,Gaio,de Derbe,e Timóteo,Além de Tiquico e Trófimo,da Ásia.Estes foram na frente,esperando Paulo em Trôade.Após a festa dos pães ázimos,matzá(Aqui se trata da festa da PÁSCOA,o que podemos entender que Paulo observava esta festa).Paulo(Shaul) navega até Filipos e após cinco dias ,ele se encontrou com os outros e ali permaneceram uma semana.Paulo chega em Trôade e ali aproveita para visitar os crentes locais.
O verso 7 começa dizendo:" No primeiro dia da semana,quando estávamos reunidos para partir o pão,Paulo(Shaul)que devia seguir viagem no dia seguinte,exortava-os,e prolongou o discurso até a meia-noite”.
Gostaria de abrir um parêntese aqui sobre um assunto que é de grande discussão: qual dia seria o certo aqui retratado?
Motza’ei-shabat, conforme o comentário Judaico do Novo Testamento de David.H. Stern,em hebraico significa “partir depois do sábado”,e refere-se ao sábado à noite.Nesse Ponto o texto grego traz “o primeiro dia do Sabbaton”,onde o grego sabbaton translitera o hebraico Shabat e pode ser traduzido por sábado ou semana,dependendo do contexto.Uma vez que shabat é apenas um dia,o primeiro dia do sabbaton deve ser o primeiro dia da semana.Mas o que significa “o primeiro dia?Ou,para deixar mais clara a relevância da pergunta para o judaísmo messiânico:os cristãos estavam se reunindo na noite do sábado ou na noite do domingo?(Está claro no versículo que a reunião era a noite).Uma reunião noturna no sábado se encaixaria com mais naturalidade na observância judaica do Shabat.A igreja cristã tem a tendência de eliminar as influências judaicas,tendências apontada em diversos trechos desse comentário.Um exemplo disso é interpretar esse versículo como uma referencia ao domingo à noite.Uma reunião ao domingo à noite,implicaria um dia inteiro de intervalo entre o shabat judaico e o ajuntamento ao qual Shaul se refere.Os judeus cristãos estariam acostumados a prolongar o shabat,de forma que provavelmente não se importaram que Shaul falou continuamente até a meia noite.A reunião no sábado à noite daria continuidade ao espírito do shabat,que é voltar-se para D’us,em vez de pedir que os cristãos redirecionem suas preocupações da rotina de trabalho para D’us,como seria o caso de uma reunião no domingo à noite.Este costume não deve ser justificado pelas práticas da época do Novo Testamento.Por outro lado os judeus messiânicos cultuam no sábado e não no domingo.
No versículo 9 diz:”Um jovem chamado Êutico,que estava sentado numa janela,adormeceu profundamente durante o prolongado discurso de Shaul e,vencido pelo sono,caiu do terceiro andar ao chão.Quando o levantaram,estava morto.
No versículo 8 diz que havia muitas lamparinas acesas ,o que deve ter deixado o salão um tanto abafado e enfumaçado.Talvez possa ser isso que levou este jovem a assentar-se na janela para respirar um pouco de ar fresco,porém esta sua atitude não impediu que ele levasse este tombo e morresse.
O que me chama a atenção aqui, é que diz ser Êutico um jovem rapaz.Ele não era um homem velho,pois com certeza ,os idosos deveriam estar dentro do local e prestando bastante atenção as palavras de Shaul.Um jovem tem disposição,energia e vigor,suportaria com facilidade estar naquele ambiente.Mas,assim como este jovem me leva a entender que também vemos em nossos dias pessoas agindo da mesma maneira dentro da comunidade, dormindo profundamente.Refletindo nesta história indaguei comigo mesma:o que leva uma pessoa a adormecer durante uma pregação,um ensino da palavra de Adonai?Gostaria de expor aqui algumas de minhas conclusões:

1-ESTE JOVEM NÃO ESTAVA INTERESSADO NO ASSUNTO
Quando não nos interessamos por um assunto, ou o ambiente não está favorável aquilo que queremos, com certeza sempre nos distraímos. A oratória de Shaul devia estar cansativa, e como o texto diz estava muito longa.
Uma pessoa distraída está sujeita a ser acometida por surpresas indesejadas, pela falta de vigilância.
Estamos vivendo um tempo em que o Espírito de Adonai tem nos falado através da sua Palavra, e também através dos tempos e épocas em que vivemos. Estamos vivendo um tempo profético, onde as profecias estão se cumprindo, e vemos o Espírito Santo nos chamando a um compromisso maior com sua obra. Adonai espera por nós, aguardando o nosso mover em prol do seu evangelho. É preciso levantar o João Batistas destes dias. Aqueles que têm ouvido a voz do Cordeiro, e que se colocam como preparadores do caminho, da volta do Senhor. É preciso vigiar a todo tempo, pois o Senhor virá como num piscar de olhos. Esta vigilância está relacionada a nossa vida,nossas atitudes,e pensamentos.
È tempo de fazermos teshuvá(retornar a D'us-arrependimento), arrepender dos nossos pecados, retornarmos para o Senhor e vivermos uma vida de santidade e separação. Uma pessoa desatenta, que não conhece a voz do Bom pastor, não conseguirá definir sua voz nos últimos dias, porque não deu ouvidas as palavras do Amado. Êutico tipifica a igreja que temos vivido. Poucos são os que realmente desejam ficar por horas ouvindo as palavras de vida. Gastar tempo com o Eterno não é páreo para muitos que estão mais interessados em seus próprios interesses.
Posso entender que as palavras de Shaul ((Paulo),para Eutico deveriam estar cansativas a ponto do jovem distrair,o que me leva a pensar o porque da falta de interesse dele.No entanto quando amamos a palavra do Senhor,nossos olhos ficam atentos e nossos ouvidos apercebidos a ponto de nada tirar a nossa atenção,por que ela é o nosso foco.
É preciso amar a Palavra do Eterno desejando fazer dela a nossa própria vida. Os que assim vivem, jamais dormem, nunca perdem uma só silaba, mas ficam atentos e tem sua vida firmada nas promessas.
2-QUEM ESTÁ SENTADO NA JANELA, PODE CAIR, POIS ESTÁ SEMPRE OLHANDO PARA FORA.
Quando você olha por uma janela, você vê o que se passa do lado de fora.Podemos notar as pessoas que passam,as vozes de quem fala,os acontecimentos.Por momentos ficamos presos a pensamentos movidos pelo que acontece do lado de fora.Vemos o que não precisaria ver,ouvimos o que não precisaria ouvir.
Em si tratando das coisas espirituais, podemos entender esta janela como o nosso coração.O coração do homem está sempre buscando por coisas novas,desejos incontroláveis,e motivados por suas emoções , saindo do propósito para o qual foi formado.
Buscamos as coisas terrenas, porque pensamos encontrar nelas a satisfação que nosso coração almeja o que acaba nos distanciando do Senhor. Não que seja pecado realizarmos sonhos e buscar pelas nossas necessidades, mas nunca podemos tirar os olhos do verdadeiro alvo que é Yeshua.
Muitos têm usado até mesmo a própria palavra para alcançar seus objetivos, determinando para Hashem como querem e o que desejam que Ele faça em suas vidas. Corremos o risco de cair da janela, pois estamos olhando mais para o lado de fora, o exterior da vida, do que para dentro, o nosso mundo interior, onde o Eterno deseja se relacionar conosco.
Quem está na janela distrai e se perde nos acontecimentos de fora. Quem olha para o mundo extravia-se da visão de D’us e do seu reino. É preciso olhar para dentro de si mesmo, pois o reino de D”us está dentro de cada um de nós. O Senhor quer revelar-se a nós,manifestar sua glória e nos transformar em pessoas santificadas por causa da sua presença.Porém, muitos não querem estar atentos ao interior do seu coração,pois quando olhamos para dentro de nós descobrimos a miséria de quem somos,nos esquecendo que aquele que encontra D’us dentro de si,achou o maior tesouro,pois é ele quem nos torna em pessoas de bem,e melhores.Não é o que possuímos,ou quantas pessoas nos conhece,mas a shekináh dele em nós.
O resultado de quem olha para o mundo é uma frieza espiritual, apatia e indiferença as necessidades do reino. Perdemos a noção do que é santo, e acabamos profanando as verdades sagradas.
Infelizmente muitos têm caído da janela, porque tem olhado para fora, para as dificuldades, para a morte, para os homens .Sua fé não está firmada no Senhor, mas tende a cair por falta de conhecimento de D”us.E esta falta de conhecimento parte do momento em que nos distraímos com outras coisas que tem chamado nossa atenção,o que pode ser até mesmo uma doença,uma falta de emprego,uma separação,ECT.
O que tem te distraído da presença de D”us? Você tem se encaminhado para a janela? Tem olhado para fora? Não perca o Senhor de vista, não tire os olhos do Senhor,pois dele virá sua salvação.
3-QUEM OLHA PELA JANELA ESTÁ SUJEITO A SI CONTAMINAR COM O PECADO
A exemplo disso tem o nosso amado rei Davi. Em 2 Samuel 11:2 diz ”Aconteceu que ,à tarde,Davi se levantou do seu leito e se pôs a passear no terraço da casa real;e viu do terraço uma mulher que estava se lavando;e a mulher era muito bonita “.
Davi cobiçou Bet sheva, desejou-a,por causa da concupiscência dos olhos,do desejo malicioso,da inveja.
A causa do pecado de Davi, foi estar no lugar errado ,na hora errada.Pelo que sabemos ,Davi deveria ter saído para a guerra,juntamente com todo o Israel e seus servos.Mas ,ele simplesmente mandou outro ir no seu lugar e ficou em Jerusalém dormindo.Este cenário não nos é estranho.Temos visto isso acontecer debaixo de nossos olhos.Homens e mulheres ,lideres chamados pelo Eterno estão dormindo,estão insensibilização ,deixando suas obrigações do Reino nas mãos de outros.O pior é que quando descobrem que este outro está desempenhando o seu papel melhor do que ele,faz que nem Davi ,manda matar aquele que seria o impedimento para obter seu objeto desejado.
Olhar pela janela nos faz enxergar o que é do outro. A inveja sou eu me ver no outro, e isso é pecado. O pecado entra através daquilo que vejo, não foi assim com Eva?Ela viu, ouviu e pegou do fruto e comeu. A sedução entra pelos olhos e acabamos como Davi, arrasados pelo pecado.
Quem está sentado na janela enxerga a oferta que vem do lado de fora. Portanto, tenhamos cuidado para onde temos olhado, para que não sejamos pegos cobiçando o mundo lá de fora, pois este mundo só nos leva ao pecado.
4-QUEM OLHA PELA JANELA ACABA DORMINDO PROFUNDAMENTE.
O Senhor Yeshua nos relata a parábola das dez virgens. Cinco eram prudentes e cinco eram néscias. Estas ao pegarem as suas lâmpadas, não levaram consigo azeite, e vendo que demorava o noivo, adormeceram.
Uma pessoa dormindo não percebe o que se passa ao seu redor. Assim como Êutico adormeceu, veja bem, em pleno culto, momento este que deveria se tornar prazeroso, muitos estão dormindo Se prender as coisas deste mundo é um tipo de dormência, pois sabemos que o mundo nos fascina com sonhos fantasiosos e enganosos.Nos distanciamos das promessas Eternas,por que pensamos encontrar nas delicias da terra o prazer que buscamos,e quando menos pensamos,estamos dormindo para aquilo que é eterno.Assim,como estas cinco virgens néscias,vamos caminhando despreparados para aquilo que nos aguarda.Pensamos que o simples fato de termos as lamparinas acesas,estamos protegidos do dia mal. È uma imprudência pensarmos assim,pois ,uma vida que caminha em busca de alcançar o reino de D’us,deve estar sempre com o azeite de reserva.Não sabemos o que nos sucederá lá na frente.Ficamos sentados na janela,dormindo,surdos a voz de Hashem,absorvidos em nossos pensamentos,sentimentos e vontades,acabando nos distanciando das verdades da palavra de Adonai que nos cerca.È tempo de sairmos da dormência espiritual,porque se não passaremos pelo mesmo processo destas cinco virgens néscias,não participaremos das bodas do noivo,perderemos o melhor da festa,por causa do nosso sono espiritual.
5-QUEM OLHA PELA JANELA PODE CAIR MORTO
Se existe algo que pode nos dar vida é a Palavra de Adonai. Sua Palavra acende a chama da vida em nós, pois ela nos trás esperança, confiança e paz.Eu penso que as palavras que Shaul(Paulo) dizia ali naquele dia devia ser de grande eloqüência,pois permaneceram ali por longo tempo.Talvez seja este o motivo do sono de Êutico,o tempo.Um discurso demorado pode nos levar a sonolência,mas imagina você,Shaul estava ali de passagem,tinha grandes experiências para contar,além das instruções que deveria dar aquelas pessoas,fora o momento de comunhão que estava sendo realizado ali,eles estavam participando do partir do pão,estante em que havia grande alegria no meio da comunidade.A reunião no sábado à noite dava continuidade ao espirito do shabat,que é voltar-se para D'us,sendo o domingo(Primeiro dia da semana)uma oportunidade de mais um dia como oferta de primicias ao Eterno.
Precisamos nos atentar com o tempo, mas sim o tempo que temos gastado com o reino de D’us. Estar na presença do Senhor deve ser para nós tempos preciosos. Quando nos relacionamos com aquele que amamos, nada pode ser mais significativo para nós. Amar a sua Palavra deve ser nosso maior prazer.A morte vem para aquele que não está tendo um relacionamento diario com o Senhor,e que não pratica as verdades sagradas.Vivemos um tempo de apostasia espiritual,onde os homens deixaram os mandamentos de Adonai e vivem uma vida fora dos conceitos bíblicos.Shaul ensinava aquela gente como viver piedosamente dentro dos padrões da Palavra de Yeshua.Yeshua veio dar claridade a tora de Adonai,seus preceitos,seus mandamentos,e Paulo(Shaul) é chamado a dar continuidade a sua obra ,ensinando a tora de Yeshua.A graça do Senhor é derramada sobre nós ,dai podemos entender a sua vontade;e a sua vontade está em obedecermos as sua leis.No entanto,quando não vivemos esta pratica,vamos morrendo a cada dia ,até que caímos da janela.
6-HÀ ESPERANÇA PARA AQUELE QUE TEM UM POUCO DA VIDA DE YESHUA
Êutico, distraído adormece e cai da janela assim morrendo. Aqui está resumida a história de um jovem que estava sentado numa janela. Qual tem sido a janela que temos nos assentado?o trabalho,o ministério ,o lazer,a família.Onde temos colocado os nossos olhos,o nosso foco?
Um jovem chamado Êutico, que estava sentado numa janela, adormeceu profundamente durante o prolongado discurso de Paulo e, vencido pelo sono, caiu do terceiro andar ao chão. Quando o levantaram, estava morto. Paulo (Shaul) desceu, inclinou-se sobre ele e,abraçando-o,disse:Não vos perturbeis,que há vida nele.Então subiu de novo,partiu o pão e comeu.Ainda lhes falou por longo tempo até ao amanhecer.Depois,partiu.
Aqui vemos a história de Éutico, no entanto, qual tem sido a sua história?Em que posição você tem ocupado no reino de D”us? As nossas ações serão o resultado para nossa vida futura. Muitos estão mortos, caídos da janela, mas onde houver um homem usado por Adonai, ali haverá vida! Ainda existem Paulos que se colocam a serviço do Reino e que tem dado sua vida pelas boas novas. Mas também temos visto muitos Êuticos em nosso meio. Contudo, a bíblia diz que ainda resta um remanescente, aqueles que não se dobraram as adversidades da vida e são homens e mulheres cheios do espírito de Adonai, dispostos a pagar um preço pela vida dos Éticos deste mundo.
È tempo de sairmos mundo a fora, levando a mensagem de restauração para o povo de Adonai. Vivemos um tempo em que se faz necessário tirarmos as pessoas das janelas e levá-las para dentro do cenáculo, onde o mover das águas são mais fortes ,profundas e eternas.
Hoje o Eterno nos chama para um compromisso maior, e se você tem agido como este jovem saia de onde está e vem para o meio. E mesmo que você esteja morto, o Eterno levantará um Shaul para se inclinar sobre você, derramando sobre sua vida o fôlego de Hashem.
Emely Assunção

Nenhum comentário:

Postar um comentário