quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Ishaiahu Hanavi(Profeta Isaias)

Ishaiahu Hanavi(Profeta Isaias)


Estaremos comentando aqui sobre o Cap 53 de Isaias onde são reveladas as aflições experimentadas pelo Mashiach,como também aceito pelos antigos sábios,ou seja;o previsto pelo profeta ,alguns séculos antes da sua vinda e sofrimento.Não há muito da nossa parte a ser comentado,pois tudo está escrito nesse trecho.Parece-nos que apenas indicando alguns versículos poderemos ajudá-lo a encontrar os sinais do Mashiach na pessoa de Yeshua.

1- Vemos que Ele não seria aceito,não creríamos nEle.

2-Não pode nos convencer pela sua aparência

3- Nós o desprezamos,indignamo-lo,escondemos o nosso rosto,não fizemos algum caso(Quanto a isso é dito no Talmud que:Na vépera de Pesch foi Yeshua levantado...Mas sendo que nada foi feito em seu favor,ele foi levantado na tarde de pascá(pesach).

4-Tomou sobre si as nossas iniquidades e pensamos que Ele era maldito por D"us

5- Foi ferido pelos nossos pecados,e moído pela nossa iniquidade.

6- Por Ele é que temos a paz,pois senão somente teríamos tribulação

7-Todos nos desgarramos do Eterno,como ovelhas pedidos

8_ No nosso lugar foi ao matadouro

9- Sendo justo,contudo foi condenado como criminoso

10- Ao Senhor agradou moelo,para que sua alma fosse dada em expiação pelo nosso pecado.

11- Ele se alegrará do trabalho da sua alma...o justo justificará a muitos,levará a iniquidade deles.

12- Ele intercedeu pelos transgressores.



A parte incisiva desse trecho,é transliterado do versículo 6:

"Kulanu katson taiunu ishi ledarko paninu,vaAdonaii ifguia bo et avon kulanu "



"Todos nós andavamos desgarrados como ovelhas,mas o Senhor fez cair sobre Ele a iniquidade de nós todos."



OBS:Segundo o Talmud(livro judaico),que encerra em si as opiniões e ensinamentos dos rabinos de várias épocas,encontramos algumas referências ao Messias.Nele não é dito que este messias seja Yeshua Hamashiach,mas podemos concluir isso pelo estudo,como por exemplo que ele vem por duas vezes,sendo que a primeira vem como sofredor para por as coisas em ordem,e na segunda vem como rei vitorioso.Uma outra referência nos diz como conhecê-lo,pois ele deverá executar coisas incomuns,selecionadas como sendo tres tipos de milagres que somente o Messias poderia fazer.

a)A cura de um leproso

b)A cura de um cego de nascença

c)E a expulsão de um espírito surdo e mudo.



Em relação ao item c,provavelmente os antigos tinham diante de si uma tarefa impossivel de ser realizada,dai então atribuir tal façanha apenas ao Rei Mashiach,e vemos que os milagres requeridos para o mashiach,foram realizados por Yeshua como pode ser visto nos capitulos de Mateus 8:2-4;Marcos 8:22;10:46.João 9:1-34.É interessante notar os comentários talmúdicos sobre as variações nos sacrifícios oferecidos no Beith Hamikdash(templo),no periodo de proximo de 40 anos antes da destruição do templo.Antes desse periodo no sacrificio anual,no dia do perdão,o bode emissário fazia uma espécie de ritual de Kippur,no momento em que o sacerdote impunha as mãos sobre sua cabeça,a esquerda,o animal dirigia-se para a mão direita(fatos registrados no talmude),outro detalhe seria o do chumaço de carmezim que era amarrado em um dos seus chifres,e após a efetivação do sacrifício ritual,tornava-se branco indicando que o sacrificio pelo pecado fora aceito pelo Eterno. em favor do povo.Dizem alguns que esse chumaço também era amarrado na porta dos sacerdotes e o mesmo acontecia.Isso é fato que é muito conhecido,pois Isaias no seu livro no verso 1,18 escreve sobre o sinal,indiretamente.Outro efeito relaciona-se com a porta que antes permanecia fechada e somente os sacerdotes a abriam,mas que a partir de então ficava aberta sem que ninguem a abrisse,mesmo que fosse fechada!.Sinais e sinais tudo o que o povo de Israel sempre quiz e pediu.Amigo isso ocorreu exatamente após a conclusão do sacrificio de Yeshua,mais ou menos quarenta anos antes da destruição do templo.Seria dificil explicar as ocorrencias aos efeitos observados em kipur pelos israelitas.Pois o chumaço no chifre do bode emissario continuava vermelho e o animal não mais tocava a posição da sua cabeça sob as mãos do sacerdote,como também a porta agora permanecia sempre aberta,o veu que abriu-se de alto a baixo.Os rabinos deduziram que o sacrificio não fora mais aceito por isso substituiram-no pelas oraçôes.Tudo isso está no talmud como testemunho do Eterno ao seu povo,pois D'us ainda fala no Talmud ao seu povo Israel,que porém não tem conseguido ver estas coisas.Haveria uma explicação para isso? Sim pois a partir do momento em que o sacrificio de Yeshua foi aceito,não é mais necessário sacrifícios,e nem o local dos sacrificios,por isso o sinal não mais ocorreu,e o sacrificio que foi realizado ,cobre os pecados para sempre,daqueles que o receberam,e a porta que somente se abria aos sacerdotes,hoje encontra-se aberta a todos nós,judeus ou não judeus que aplicarmos o sacrificio de Yeshua as nossas vidas.Basta crer nEle e dizer, Ele é a nossa salvação .

"PARA ENRIQUECER MAIS ESTE ARGUMENTO,observemos mais alguns trechos das paginas do talmud:

_Moisés na torah nos deu 613 mandamentos

_O rei Davi condensou os 613 de Moisés em 11,como vemos no salmo 15

- Isaias reduziu os 11 de Davi em 6,como vemos no seu livro nos versos 33:15-16.

-Miquéias reduziu os 6 de Isaias em 3,como o vemos no seu livro no verso 6:8

-Habacuque reduziu os tres de Miqueias em apenas um como vemos no seu livro verso 2:4

""O JUSTO VIVERÁ PELA FÈ!!!!!!!!!!!!!!""

Ainda referente aos comentários dos sábios sobre o Mashiach no Talmud,como introdução a esse trecho,citemos as palavras do Rambam,de honrada memória,nos seus treze princípios da fé judaica.Lemos no numero 12 que ele diz:Ani maamim b"emuná shelema beviat hamashiach,veaf al pi sheyitmameha,im col se achale lo bechol iom sheiavo.(Eu creio com fé completa na vinda do MAshiach,e apesar dele tardar em vir,contudo esperá-lo-ei em cada dia).

Disse ainda o Rambam,que quem rejeita sequer um dos 13 principios de fé do judaismo,é um incrédulo e coloca-se fora da comunidade judaica.



Vejamos algumas referências ao Messias no talmud em relação a Isaias 59:20,disse Rabi João:Grande é o arrependimento,porque traz consigo a redenção,como é dito- E virá um redentor a Tzion(Sião) e aos que de Yaacov(Jacó) se desviarem da transgreção.E por que virá um redentor a Sião?Por causa daqueles que se volvem da transgressão de Jacó.

Amós 9:11 está escrito: "Naquele dia tornarei a levantar o tabernáculo de DAvi que está caído .Declarou o rabino Iohanan:Na geração em que o filho de Davi vier,os estudiosos serão poucos em número,e quanto ao restante,seus olhos sucumbirão em sofrimento e dor (Sanedrim).

Em relação a Oshea 3:4,5 o Targun identifica o filho de Davi com o Messias rei(hamashiach hamelech),e declara:Os filhos de Israel permanecerão por muitos dias sem um rei da casa de Davi,e sem alguém que exerça domínio sobre Israel,ou que ofereça sacrificios de apreciação em Jerusalém e sem éfode ou anunciação.Posteriormente os filhos de Israel voltarão e buscarão o serviço do Eterno seu D'us,e serão obedientes ao MAshiach,o filho de Davi,seu rei;e ele lhes ensinará o culto ao Eterno,e aumentará o bem que lhes deve advir ao fim dos dias.

No midrash Rabbah é dito sobre genesis 48,sec :Assim no futuro messiânico,Israel temerá,ou seja;E com temor chegarão nos ultimos dias ao Eterno,e a sua bondade.

A idéia de que o Messias viria logo para reinar como um rei politico,deve ser aceita com reservas,pois os profetas falavam de pecados,arrependimento e o ensino do Mashiach para que o povo pudesse voltar ao Eterno,enaltecido seja ,com sinceridade.É claro que após a obediencai de Israel,este o habilitaria a assumir uma posição de vitórias,mas vitórias santa.

A esperança do Messias era um quebrantamento nas profecias que sempre anunciavam castigos e punições.Disse Rabi Hiyya ben Abba em nome de Rabi Iohanan:'Todos os profetas profetizaram coisas boas,somente com respeito à era messianica;mas quanto ao mundo por vir,O OLHO NÂO VIU,Ó ETERNO ALÈM DE TI,O QUE ELE PREPAROU PARA AQUELES QUE O AGUARDA."(Sanedrim).

A esperança do Messias era coroada de bençãos para aqueles que o aguardavam.Isso quanto ao Mashiach Hamelech(Rei Messias),o bendito,pois ele é dito filho de David,conforme também fala no salmo 2:7- "Recitarei o decreto do Eterno,Ele disse a mim:Meu filho és tu,hoje te fiz nascer.Disso nos ocupamos aqui,em saber que o Messias foi feito nascer pelo Eterno.Como ?Antes que houvesse tempos,ainda quando nenhuma criatura havia o Eterno fez nascer o Messias,como uma geração,como um parto e por isso poderemos dizer que o Messias é o filho de D'us.

Mas como é conhecido o Messias pelos sábios?O designam por Shaliah(enviado).

Lemos no talmud babilônico:Rabi disse:O mundo foi criado somente por causa de Davi

-Rabi Shamuel disse:Por causa de Moisés

-Rabi Iohanan disse:por amor do MAshiach.Qual é o seu nome?Responde a escola de Rabi Shila:Seu nome é SHILOH (O enviado de D"us),pois está escrito-até que venha shiloh(GN 49:10).(Sanhedrim)

Em Bba Bathra 75b,le-se "E este é o nome pelo qual ele será chamado:O SENHOR JUSTIÇA NOSSA".

E no Midrash,ainda com referência ao nome do MAshiach,disse Rabi Abba ben Kahana:Seu nome é:O SENHOR JUSTIÇA NOSSA.(Sobre Lamentações cap 1)

O talmude declara:Nossos rabinos ensinaram:O SANTO,BENDITO SEJA ELE,dirá ao Mashiach,o filho de Davi(possa ele se revelar prontamente em nossos dias)-Pedi de mim qualquer coisa e Eu a darei a ti,como é dito(Sl 2:7)

Deduzimos do trecho acima que os sábios,tinham em conta que o ungido do Eterno,honras lhe sejam prestadas,viria de duas formas;humilde e sofredor,e uma segunda vez como REI VITORIOSO.

Contudo, Zacarias profetizando nos dias do segundo templo,proclamou:Alegra-te muito,ó filha de Sião;exulta,ó filha de Jerusalém;eis ai vem o teu Rei.Ele é justo e tendo salvação;humilde e montando um jumento,e sobre um potro,cria de uma jumenta.(Sanhedrim).Ainda no mIdrash Rabbah,sobre Eclesiástes,é dito: "Como ele é declarado,humilde e montando um jumento.

Encontramos também a referência histórica à morte de Yeshua,o Ungido do Eterno,no talmud babilônico.É dito que : Na véspera de pesach(pascoa) foi Yeshua levantado...Mas sendo que nada foi feito em seu favor,ele foi levantado na tarde de pascoa.(sanhedrim)

Novamente são emitidas opiniões dos sábios acerca do Mashiach,conforme texto abaixo.

Rabi disse:"O mundo foi criado somente por causa de Moisés;Rabi Iohanan disse:por amor do Messias.Qual é o seu nome?Responde a escola de rabi Shila:Seu nome é Shiloh(o enviado de D'us),pois está escrito: Certamente ele levou nossas dores,e nossos sofrimentos;contudo o tiveram na conta de um leproso,ferido de D'us,e aflito ( Isaias 53:4)(sanhedrim)

Os antigos mestres de 1.150e.c, reconheciam a importância de Isaias 53.Isso também é visto no talmud.Nossos rabinos disseram:Seu nome é erudito leprosos,como está escrito:Certamente ele suportou os nossos sofrimentos e carregou as nossas tristezas;contudo nós gostamos que ele fosse um leproso,ferido de D'us e oprimido(sanhedrim).Também o Midrash Rabbah em Ruth,cap 6,sec 6,sobre Ruth 2:14 declara: "A quinta interpretação faz com que se refira ao Messias: "ACHEGA_TE PARA AQUI:APROXIMA_TE PARA O LUGAR REAL.E COME DO PÂO .(Refere-se ao pão da realeza),E MOLHA NO VINAGRE O TEU BOCADO,(refere-se aos seus sofrimentos),como é dito:Mas ele foi ferido por causa de nossas transgressões.Ainda lemos em AVODAH ZARAH 3b,da defesa do Mashiach,na expressão:"Contra o Eterno e o seu ungido-Contra D'us e o seu Mashiach,como é dito:por que se amotinam as nações,e os povos tramam em vão...

-Midrash rabbah sobre Numeros 18,sec 23- Fala do Rei Mashiach,como é dito:O Senhor enviará a Sião o cetro do teu poder.Domina no meio dos teus inimigos.Nesse trecho é reconhecida a autoridade do Mashiach.

_Pesachim 54a diz: O nome do Mashiach,tal como é escrito,Seu nome durará para sempre,e tem existido antes do sol.(Somente a cavidade do sol foi criada antes que o mundo fosse criado,mas a sua chama,foi criada na vépera do Shabat(sábado).Onde a preexistência do Mashiach é aceita pelos sábios.E nos parece que é uma profecia,pois Ele ,o Ungido do Eterno,teria sua vitória na sua morte numa erev shabat(tarde do dia de sabado)..

Veja ainda um comentário dos sábios acerca do pecado e da solução do Eterno,utilizando o seu Ungido.No Midrash Rabbah sobre genesis 12,sec 6,é dito com referência a Genesias 3:15 que Rabi Berekiah disse em nome de Rabi Shmuel e Rabi Nahman. "Embora essas coisas fossem criadas em sua plenitude,contudo,quando Adão pecou elas foram afetadas,e não recobrarão sua perfeição até que o filho de Peretz venha(Peretz é de Judá).

-Disse Rabi Iohanan:Quando virdes uma geração se extinguindo,esperai por ele(o mashiach),como está escrito:E o aflito Tu salvarás...Quando virdes uma geração esmagada por muitas angústias,esperai-o,como está escrito:Quando o inimigo vier como um dilúvio,o Espírito do Eterno,erguerá um estandarte contra ele,que é seguido por...E o Redentor virá a Siaõ (sanhdrim).

Mais alguns comentários sobre o nome do Ungido do Eterno,diz o talmud:Qual é o seu nome?

-A escola de Rabi Shila diz que é shiloh,pois está escrito até que venha Shiloh.A escola de Rabi Yannai dizia:Seu nome é YINON,pois está escrito:Até que venha YInon,pois está escrito :Seu nome durará para sempre:enquanto o sol durar,seu nome é Yinon .(Sanhedrim).

Donde sabemos com respeito ao REi Mashiach?Porque é dito:Seu nome durará para sempre.Enquanto o sol durar,seu nome continuará.,(salmo 72:17)....POrque Seu nome veio a ser Yinon?-Porque ele despertrá aqueles que dormem no Hebrom do pó da terra,portanto seu nome é Yinon.Pirke de Rabi Eliezer._reconhecida a força gloriosa e espiritual do MAshiach,na ressurreição dos mortos.

O Ungido do Eterno,não é apenas um Rei material,mas é também um Rei espiritual-O rei Mashiach.

O Midrash Rabbah,sobre shemot cap23,sec 6(Exodos)ao citar o salmo 19:17,diz:"Louvarei a Tua força(refere-se a era messianica),pois é dito que D'us é minha salvação(YESHUA);confiarei e não temerei.Dizem os sábios:Os justos ,a quem o Santo,bendito seja ele,ressuscitará,não retornarão ao pó.



Querido irmão,se as coisas foram assim tratadas por nossos sábios,cumpre-nos concluir que o Mashiach não pode ser qualquer um como é dito por ai.O homem é das criaturas do Eterno,o mais carente e problemático,e para continuar sendo o mais ,é também o mais mal agradecido.

Essa é a nossa função,prepar o povo do Mashiach para o seu retorno que se dará,não sabemos quando,se está perto ou longe,mas que virá a Sião para resgatar finalmente Israel de todas as suas aflições,e Bendito sejas Tu,Eterno nosso D'us,Rei do universo,que tens sido fiel ao teu concerto com Abraão,Itsak e Ya'acóv ,e não nos deixado desamparados,pois tens provido o sacrificio do MAshiach Yeshua para nossa salvação,pois destes ouvidos a voz de Abraão Avinu,quando este disse a seu filho Itsak,ELOHIM IRIEH.

Yeshua em carne é judeu,os judeus tem o direito de aplicar em suas vidas aquilo que ele veio trazer,mas trouxe também para os goim(gentios),e devemos estar cientes de que D'us não rejeitou o seu povo,antes quer reuní-lo com legitimidade em torno de YESHUA HAMASHIACH.

POr isso Ore pela paz de Jerusalém.

Bachuh HAshem!!!!!!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário