quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Lei ou graça?

Lei ou Graça?



Há um grande equívoco teológico que pertuba e desvia a igreja na atualidade:O conceito de graça.Durante a história da igreja criou-se um padrão que afirma que hoje nós estamos na graça e não na lei! Esta afirmação vem sendo feita e refeita durante séculos e tem feito com que os crentes e a igreja tornem-se vazios e sem compromisso!

Segundo eles,o Velho Testamento é coisa de judeu e nós(os crentes da Nova Aliança)não precisamos mais cumprir aqueles preceitos porque estamos na graça! Quando passamos a analisar mais detidamente as Escrituras precebemos que não existe na Biblia(sequer no Novo testamento) uma frase como "estamos no tempo da graça! ' A respeito contínua desta frase fez com que os crentes-e até mesmo muitos lideres-acreditassem de tal maneira nisso que hoje vivem suas vidas de forma a ignorarem o conteúdo e os ensinamentos da Tanach(Velho testamento). Alguns servem-se da Tanach somente para usarem daquilo que lhes interessa,como por exemplo,a questão dos dízimos e ofertas,as bençãos e o ministério levitico(que hoje é atribuído aos músicos e cantores).

Mas,quando passamos a falar sobre um compromisso com o Eterno baseado nos princípios da Tanach,então as pessoas dizem que não precisam mais guardar aqueles preceitos inclusive porque Yeshua já fez isso por elas. Iremos agora analisar alguns versos que nos falam sobre a GRAÇA no Brit Hadasha(Novo Testamento):

"E ,despedida a sinagoga,muitos dos judeus e dos prosélitos religiosos seguiram Paulo e Barnabé;os quais,falando-lhes,os exortavam a que permanecesse na graça de D"us".(Atos 13:43).

Este verso nos fala de forma clara que os discípulos-e também outros crentes-estavam reunidos na sinagoga e quando eles saíram de lá,os discípulos os exortaram(encorajaram) a permanecerem no favor imerecido(graça) de D'us.Mas, onde eles haviam aprendido sobre a "graça de D'us?" Na sinagoga,pois ali era o local de ensino e eles certamente aprendiam sobre os preceitos de D'us e viam seu cumprimento na vida de Yeshua e permaneciam firmados nos ensinos que recebiam!



"Mas cremos que seremos salvos pela graça do Senhor Yeshua hamashiach,como eles também"(Atos 15:11)

Um outro conceito que está atrelado à graça é a questão da salvação.Percebemos agora o que significa Salvação pela Graça? É a salvação que chegou até nós,não por qualquer mérito humano,mas sim por causa do amor Divino que nos alcançou quando nós nada poderíamos fazer para alcançar a salvação!



" SEndo justificados gratuitamente pela graça,pela redenção que há no Mashiach(Rm 3:24). "

Novamente aqui temos o conceito da salvação ligados à graça de D"us que nos alcançou através de Yeshua.

" Porque o pecado não terá domínio sobre vós,pois não estais debaixo da lei,mas debaixo da graça.Pois que?Pecaremos porque não estamos debaixo da lei,mas debaixo da graça? De nodo nehum "(Rm 6:14-5).

Estes dois versos receberam uma interpretação que trouxe uma grande confusão entre os teólogos e a igreja. O que é estar debaixo da graça? estar debaixo da graça é ser participante da salvação-que vem pelo favor imerecido de D"us-e não através da lei. A função da lei era apontar para Yeshua,profetizando a sua vinda e a sua obra. Mas após a lei ter feito isso ela não perde a sua validade como ensino inspirado;apenas uma pequena parte dela-que tinha um cunho profético apontando para Yeshua-agora já está literalmente cumprida.Porque PAulo completa nos dizendo que não pecaremos porque não estamos debaixo da lei?Porque o pecado só aparece por causa da lei;se não houvesse lei o pecado não existiria!Devemos então imaginar que enquanto houver pecado ainda teremos a lei para nos orientar e fazer-nos discenir entre o certo e o errado.Talvez voce pense que não precisamos de lei porque Yeshua te salvou.Então raciocine um pouco.Todos os cristãos concordam quanto o fato de que Yeshua salva do pecado.O que é pecado?O Apostolo João responde dizendo: "Todo aquele que pratica o pecado também transgride a lei,porque pecado é a transgreção da lei.(1 João 3:4)

Se já não existe lei,se ela não tivesse mais validade,se fosse verdade como alguns acreditam,que Yeshua acabou com a lei no Calvário,então não existiria mais pecado,porque o pecado é a transgressão da lei.E se não existisse pecado,para que precisaríamos de Yeshua hoje?Do que ele teria de salvar-nos,se não existisse pecado? NA biblia existem duas expressões confundidas por algumas pessoas: "Estar debaixo da graça e estar debaixo da lei. Aquele que pensa poder salvar-se guardando a lei. Salvar-se guardando a lei seria uma aberração biblica.Quem está debaixo da graça?Aquele que crê que é salvo unicamente pela garça de Yeshua.Isso é biblicamente correto.Mas então o apostolo Paulo pergunta: "E daì?Havemos de pecar por que não estamos debaixo da lei e sim da graça?De modo nenhum!.Que dizer que a lei continua mesmo a presença da graça.Mas a sua função não é salvadora.Somos salvos somente pela graça de Yeshua.Quando esteve neste mundo Yeshua disse: "Não penseis que vim revogar,vim cumprir(Mt5.17). Yeshua veio completar .A palavra aqui é PLEROO,que em grego significa completar e não cumprir.Completar o que?O nosso entendimento dela.,a torá.

Existem muitos outros versos nas Escrituras que nos falam sobre graça,mas em nenhum deles temos qualquer respaldo para afirmarmos que estamos numa era da graça!

Queremos dizer que não cremos na doutrina chamada "Dispensacionalismo "que foi um elemento reforçador deste conceito de "era da lei " versus "era da graça".

Se nós o amamos devemos fazer e andar como Ele andou.Espero que o Espirito Santo trabalhe em seu coração lhe dando discernimento. Davi exclama: "A LEI do Senhor é perfeita e restaura a alma "(Sl 19:7).POde ser um empecilho para a salvação? Se a lei e a graça provém de D'us,pode haver em D'us alguma contradição?Você não acha que tanto a lei quanto a graça têm seu devido lugar na vida do cristão?Porque estar a favor de uma e contra a outra,se ambas provêm do mesmo D'us?Que o Espirito Santo ajude você a responder estas perguntas!

Terminamos convidando nossos leitores para um exame mais detido e profundo das Escrituras,lembrando-vos sempre que é fundamental examinarmos tudo e retermos aquilo que é bom!

Baruch Hashem!

bendito seja o nome

Nenhum comentário:

Postar um comentário