quarta-feira, 11 de agosto de 2010

...O MURO DAS LAMENTAÇÕES

...O MURO DAS LAMENTAÇÕES



Na base da cúpula do Rochedo e da mesquita EL-AKJSA,encontra-se o imponete KOTEL Maaravi: "O MURO DAS LAMENTAÇÔES" ou também conhecido por "Muro Ocidental".

Originalmente,o Muro das Lamentações foi uma parte da muralha de arrimo do Monte do templo.O Templo era o centro do mundo espiritual para todos os judesu,por isso depois de sua destruição esse local se tornou sua única lembrança.

Desde a época da ocupação romana,seguida pela diáspora(dispersão),o povo judeu vem aqui demonstrar sua tristeza pela destruição do templo.Por esse motivo o muro se tornou uma verdadeira sinagoga ao ar livre.

O Monte do templo é também chamado de Monte Moriá,local onde Abraão sacrificaria seu filho Isack.

Ao longo do muro existe uma divisão,pois não é permitido que homens e mulheres orem juntos.Também podemos observar uma parte coberta de galeria que se inicia no Muro e leva a várias partes da cidade velha,revelando sinagogas e lugares de adoração.

Durante os 1900 anos de exílio os judeus sempre viajaram para Jerusalém para terem a oportunidade de orar no Muro.Como dizia o Rabino Yeshudá Halevi: "ESTOU NO OCIDENTE

Mas, o fato mais importante que devemos relembrar,é que aaqui,diante de nós,temos o cumprimento da profecia mais importante dita por Yeshua.: "DERRIBAREI ESTE TEMPLO

Os judeus ficaram atônitos após esta afirmação de Yeshua,e logo se perguntavam como Yeshua poderia destruir e reconstruir o Templo em 3 dias,já que foi necessário 46 anos para ele ser construído.

Na verdade nada entendiam das coisas espirituais que Yeshua lhes falava;neste momento Yeshua se referia a sua morte e crucificação e que após tres dias havaria de ressuscitar.

Evidentemente Yeshua bem sabia da destruição do templopois também profetizou dizendo que no Templo não ficaria pedra sobre pedra(Mt 24:2)

Após o sacrifício de Yeshua na cruz o magnífico templo de Jerusalém deixou de ter seu único valor,pois na Aliança Renovada o LUgar santíssimo(santo dos santos,no interior do Templo)simbolizava a presença a glória de D'us..este local era inacessível para todos,exceto para o sumo sacerdote,que uma vez por ano,no dia da expiação,entrava no Santo dos santos a fim de fazer expiação pelos pecados do povo.

O Apostolo Paulo diz em Hb 8:13 que com a vinda de Yeshua,esta Aliança Renovada agora tomou nova forma,D'us agora não habita mais em templos feitos por mãos humanas.Hb 9:,pela fé todos nós agora temos livre acesso ao Trono do Eterno.Ele faz habitação nos corações daqueles que o servem em espírito e em verdade segundo o Evangelho.1 cor 3:16,6:19,Ef 2:22,Gal 2:20

Um pouco antes de Yeshua morrer na cruz,Ele clamava em alta voz: "Está consumado "neste exato momento o véu do templo se rasga em duas partes de alto a baixo." Mt 27:51.

Este é o momento mais significativo para todos os crentes.Quando o véu se rasga D'us estabelece uma nova Aliança com seu povo,não só com os judeus ,mas com toda a humanidade,

Yeshua derruba todas as barreiras entre D'us e os homens,que agora vivem e selam com Ele esta Nova Aliança.

O Caminho agora está aberto;em Yeshua todos temos acesso imediato a D"us.Todas as classes que antes existiam desaparecem:entre judeus e gentios(Rm 10:12) entre homens e mulheres(Gal 3:28)entre sacerdotes e leigos(Ap 1:6).

A NECESSIDADE DE SACRIFÍCIOS JÁ NÃO EXISTE,MUITO PELO CONTRÁRIO,O QUE AGRADA A D"US É UMA VIDA TRANSFORMADA E DIRIGIDA UNICAMENTE SOB OS ENSINAMENTOS E GRAÇA DE YESHUA.



BARUCH HASHEM

Nenhum comentário:

Postar um comentário