quarta-feira, 11 de agosto de 2010

PACTO OU ALIANÇA


O assunto do Pacto ou Aliança é fundamental para nossas vidas, mas... infelizmente em nossa cultura ocidental, não fomos ensinados sobre a enorme importância desse símbolo de união.

O que é uma aliança?

Resp.: Ato ou efeito de aliar-se, acordo, união, contrato entre duas pessoas.


Para fazermos uma aliança ou um pacto precisamos estar decididos, bem direcionados e baseados no nível de conhecimento que temos "com quem iremos fazer aliança."


ALIANÇA OU PACTO COM D´US - Um pacto não pode ser quebrado e deve favorecer ambas as partes. Isaías 43:26 diz: "Procura lembrar-Me; entremos juntos em juízo; apresenta as tuas razões, para que EU te possas justificar!" Ou seja: "Venha e lembre do pacto, da aliança que EU Fiz com você".

Para entrarmos numa aliança com D´us, nosso coração deve estar aberto para amar e obedecer, porque uma das formas de se sustentar uma aliança é amando, pois através do amor...vêm o temor.

O temor é um sentimento de respeito e reverência, e não de medo. É o temor a HaShem que somos levados a conhecer as mitsvót (mandamentos) para poder agradá-LO. E quem agrada...é aquele que ama.

Quando Yeshua disse "Buscai o Reino de D´us e toda a Sua justiça...e tudo mais lhe será acrescentado" - Ele estava dizendo que o Reino de D´us é baseado em amor (para com D´us e ao próximo) e a justiça quer dizer é retidão, igualdade proporcional – não oprimindo e nem privilegiando, é reconhecer o direito de cada pessoa – é estabelecer princípios justos sem dar vantagens para uns e desvantagens para outros. Toda a justiça de D´us está minuciosamente escrita nas Escrituras Sagradas.

Quando alguém busca ao Reino de D´us, seu mundo começa a entrar no eixo correto. Buscando o Reino de D´us, a pessoa consegue colocar sua vida em ordem, já que tudo no físico depende do espiritual.

Em todos os níveis de relacionamento, a pessoa que pratica a justiça de D´us, têm parâmetros para conduzir sua vida com amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, humildade, mansidão, domínio próprio..." E essas são as qualidades advindas do Ruach HaKodesh (Espírito de D´us).

Esse é o propósito do Pacto....porque somente D´us ajustará todas as situações desajustadas do homem, porque a nossa aliança é com o Único D´us, nosso Criador, através da Sua Salvação, Yeshua.

Somos o povo da aliança, mas devemos lembrar que quem quer preservar a aliança, tem que ser fiel a ela. Aliança é um contrato de valor, que possui normas e leis e não devemos fazê-lo de qualquer maneira. A parte que cabe a D´us, faremos e obedeceremos a Ele; a parte que cabe a nós D´us nos dará.

Mas... a fidelidade num pacto é primordial em todos os sentidos: palavras e atitudes.

- E quantos de nós fazemos promessas e votos em nome de D´us Altíssimo com Quem temos aliança, e depois esquecemos de honrar essas promessas (Malaquias 2:10-16) e a impressão é que... o Nome do Eterno só foi conveniente naquela hora.....

- Quantos de nós vivemos em prol do nosso próprio benefício e esquecemos de outras vidas que o Altíssimo nos confiou (isso se refere ao casamento, pais, amigos, irmãos na fé...até ao nosso grupo virtual – onde passamos mensagens de amor, exortação e edificação). Quantas pessoas estão sofrendo por falta de uma palavra de conforto?? Isso é amor ao próximo.

- Quantos de nós esquecemos da Tsedacá (que é vista como caridade, mas é justiça). A Lei Judaica exige que todos dêem tsedacá, porque está praticando amor ao próximo, e é acima de tudo, um ato de humildade, diferente de caridade. Geralmente as pessoas pensam, que ao doar algo, dão algo que lhes pertence, e o fazem para merecerem louvores. Mas a palavra Tsedacá em hebraico significa: "um ato de justiça". Dar Tsedacá é algo que devemos fazer, não como um ato de bondade, mas como um dever e obrigação. D´us nos abençoou nesta Terra com inumeros coisas e porque não compartilhar isso com os menos desfavorecidos??!!

Quantas associações, orfanatos, hospitais, asilos dependem de 1 litro de leite para alimentar uma criança ou um idoso sem lar??? Seria dificil doar isso mensalmente??? É algo para refletirmos!

E tudo isso...faz parte da Aliança que temos com D´us, porque isso é amor ao próximo.

Todos os princípios básicos de justiça foram promulgados e transmitidos por D´us ao homem, através das mitsvot (Mandamentos), e são absolutas, imutáveis e perfeitas, e nenhum ser humano pode mudá-las. E quem possui um pacto com D´us jamais pode esquecer os deveres desta aliança

As mitsvot contém a Revelação Divina para a conduta do homem, e por isto está escrito: "Pois este mandamento que, hoje, TE ordeno... não é difícil nem está longe de ti. Não está nos céus para que digas: "Quem poderá ascender aos céus, por nós, que o traga até nós, e que nos faça ouvi-lo; para que o cumpramos?" Pois esta palavra está muito perto de ti, na tua boca e no teu coração, para a cumprires." (Deut. 30:11-14)



Baruch Hashem !!



Sarah Felbor

Nenhum comentário:

Postar um comentário